Com o objetivo de monitoramento atmosférico e ambientais o SIMEPAR decide apostar em tecnologias remotamente pilotadas, iniciando em 2008 seu primeiro projeto de desenvolvimento em parceria com o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná.
Um aeromodelo da marca Piper foi transformado em aeronave remotamente pilotada pela integração de um piloto automático da marca Micropilot de fabricação canadense e câmera digital de alta resolução.
Com custos bem menores do que aqueles com uso de aeronaves tripuladas convencionais, a tecnologia conquistou seu espaço e logo surgiram novos projetos. O pesquisador José Eduardo Gonçalves, responsável pela área de projetos da empresa, necessitava agora configurar uma solução para um projeto em parceria com a Petrobrás para monitoramento ambiental das faixas de dutos.
A característica da aplicação necessitava transmissão de imagens a longa distância devido a extensão dos dutos. Uma aeronave do tipo planador foi configurada pela equipe de projeto da empresa, utilizando a tecnologia de estabilização de vôo e navegação Micropilot, amplamente testata em outros projetos, e sistema de transmissão de video.
Em busca de aperfeiçoar o projeto a equipe UVSBR foi contatada para avaliar o desempenho do sistema e propor soluções que atendessem as especificações do projeto. O trabalho resultou em melhoras no sistema de transmissão de video, com aumento da resolução das imagens, aumento do alcance e estabilidade do radio enlace com custo inferior ao das soluções originalmente implementadas. A consultoria ainda propôs a avaliação de tecnologias alternativas para navegação e estabilização de vôo da aeronave, com impactos diretos nos custos com equipamentos, que resultaram na validação de tecnologias open-source extremamente mais baratas e com resultados similares aos obtidos pela tecnologia proprietária.