Idealizado pela QUT – Queensland University of Tecnology, o desafio Outback tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico que permita a integração de sistemas remotamente pilotados (em particular, os aéreos) ao dia-a-dia australiano, contribuindo para o amadurecimento da opinião pública sobre o uso dessa tecnologia em ampla gama de aplicações.
O projeto Outback Challenge conta com apoio de várias organizações, incluindo governo, agências reguladoras e empresas de tecnologia, incentivando jovens, entusiastas e empreendedores a criarem soluções para problemas que possam se beneficiar com uso de aeronaves remotamente pilotadas. Atualmente o projeto conta com duas catégorias: Entrega aérea e Busca e Salvamento (mais aqui: https://uavchallenge.org/, https://en.wikipedia.org/wiki/UAV_Outback_Challenge).
Na categoria Busca e Salvamento, que consiste em localizar uma pessoa perdida numa área determinada do deserto australiano e entregar a ela um kit de sobrevivência, os fundadores da UVSBR empenharam esforços e recursos para apresentar uma proposta brasileira capaz de realizar a missão.
Sob rígidas especificações técnicas que visavam a segurança operacional de todo sistema remotamente pilotado, foi elaborado o projeto. Em linhas gerais o sistema desenvolvido contem os seguintes módulos:
Aeronave com design original capaz de transportar carga e equipamentos, projetada para operar em condições de ventos 42 km/h;
Sistema de estabilização de vôo e navegação com redundância, com capacidade de gerenciar casos de falhas e status de terminação de vôo;
Metodologia para terminação de vôo baseada em casos de falhas com acionamento de paraquedas;
Links de comando e controle, telemetria e de carga útil (cameras) em conformidade com a regulamentação local da ACMA – Australian Communication and Media Autority;
Estação de pilotagem remota;
Metodologia para entrega da carga transportada visando precisão e integridade física da vítima assistida pela aeronave;
Plataforma de lançamento da aeronave baseada em trem de pouso destacável;
Procedimentos operacionais de montagem, pilotagem, comunicação, matriz de decisão e resposta a emergências;
Sistema de detecção de alvo baseado em assinatura NIR (infravermelho próximo);
Algorítimos de processamento de imagens baseado em reconhecimento de padrões (assinatura NIR);
Algorítimos de planejamento de missões baseado em tipo de ambiente e condições meteorológicas;
Os resultados obtidos atenderam a todas as especificações, conduzindo o projeto até suas etapas finais.
Como o projeto não dispôs de apoio financeiro de nenhuma espécie, o time de desenvolvedores procurou otimizar os recursos próprios empregados em prol do cumprimento de todas as especificações, concluído com o desenvolvimento da 3ª geração da aeronave experimental completamente funcional. Porém tivemos contribuição de alguns equipamentos de empresas parceiras.
Conheça mais sobre o projeto do time realizando o download do documento:
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